Na manhã desta sexta-feira (8) o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, reuniu o secretariado para determinar a adoção de uma série de medidas no sentido de modernizar o transporte coletivo de Ilhéus. Nesta próxima semana será elaborado um projeto de lei para enviar ao Poder Legislativo e decretos com a finalidade de regulamentar as primeiras mudanças a serem adotadas.
Segundo o prefeito Newton Lima, será realizado um estudo completo do sistema de transporte coletivo por uma empresa especializada, com data de finalização, bem como será determinado o prazo para a implantação das medidas. “Todas essas ações têm como objetivo a otimização do sistema, através do rastreamento dos ônibus, para possibilitar um amplo diagnóstico sobre o serviço atualmente prestado e as mudanças que deverão ser implementadas”, ressaltou o prefeito.
Paralelamente às primeiras medidas, também será promovido um amplo seminário para debater o gerenciamento do sistema, com a participação de representantes do Poder Executivo, Legislativo, Conselho de Transportes, especialistas e usuários. Esse encontro irá subsidiar os técnicos na elaboração de um novo projeto de gestão para transporte coletivo ilheense.
Entre as mudanças a serem implantadas estão a criação de estações de transbordo de passageiros e a adoção de um cartão temporal, que irá permitir que o usuário do sistema possa utilizar diferentes ônibus e linhas por um determinado tempo. Após o diagnóstico também será possível linhas com trajetos inteligentes, possibilitando a otimização das linhas e a conseqüente redução do número de ônibus e dos custos das empresas.
Também está prevista a ampliação da fiscalização das empresas – além do rastreamento dos veículos – através do controle mensal da contabilidade dos concessionários, com a finalidade de acompanhar a planilha de custos e aumentar o nível de informação para manter o equilíbrio financeiro do contrato. “Com isso, acreditamos que será possível, inclusive, uma redução no valor da passagem, proporcionando ganhos para o usuário, para as empresas, para o tráfego urbano, que ganha em mobilidade, e o meio ambiente com a redução dos níveis de poluição”, disse o prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário